Professor Bergmann trata do reflexo da precocidade sexual na seleção animal

Professor da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), consultor e doutor em zootecnia, José Aurélio Garcia Bergmann apresenta o tema “Precocidade Sexual” no fórum de discussão da ANCP (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores), durante a 6ª edição da Expogenética.

O professor discorrerá sobre o reflexo da precocidade sexual na seleção animal, a importância dessa precocidade, além das contribuições genéticas e econômicas para a Pecuária Nacional. Durante a programação, apresentará exemplos de criadores que focaram em precocidade, as dificuldades enfrentadas, os ganhos e as experiências adquiridas.

Segundo Bergmann, a precocidade sexual está diretamente ligada também ao acabamento de carcaça mais eficiente. ”Animais mais precoces depositam gordura subcutânea mais cedo, contribuindo para um melhor acabamento da carcaça”.

Para o professor, a precocidade sexual, assim como todo o elenco de características reprodutivas utilizadas como critérios de seleção, tem substancial importância econômica, uma vez que está associada à redução do intervalo de gerações, contribuindo para a evolução dos rebanhos.